O Ramo Sênior é formado por jovens com idades entre 15 e 17 anos, e nos incentiva a superar nossos próprios desafios! Nós já nos conhecemos melhor, aceitamos nossas características e as diferenças de um jeito mais simples, e estamos entendendo melhor nossa própria personalidade. Com a tropa sênior vivemos verdadeiras aventuras: fazemos rapel, navegamos, acampamos por vários dias, fazemos trilhas e escaladas, aprendemos jogos e atividades mais desafiadoras e somos incentivados a superar obstáculos.

Como diz nosso lema, estamos Sempre Alerta a tudo que acontece ao nosso redor. Temos nosso próprio livro de patrulha, onde registramos informações importantes e recordações das nossas atividades. A partir do momento que completamos 17 anos, e no máximo antes dos 18, precisamos nos despedir da tropa sênior e partir para o Ramo Pioneiro, após uma Cerimônia de Passagem.

O Desafio Sênior

São tantas as aventuras que você vive no Ramo Sênior, você aprende a superar obstáculos, medos, se desafia e se supera constantemente – sempre acompanhado dos amigos. Sua caminhada, se realizada com dedicação, vai levar você diretamente para o Escoteiro da Pátria, o distintivo especial do seu Ramo. Para acompanhar essa jornada, você tem à mão o mapa de progressão e o aplicativo de Progressão do Ramo Sênior, em que você pode registrar todas as suas conquistas e acompanhar em que áreas você precisa se desenvolver ainda mais.

Como parte do seu desafio, você ainda vai precisar de 10 noites acampado com sua patrulha ou tropa do Ramo Sênior, conquistar o cordão dourado, uma das Insígnias de Interesse Especial e uma das Insígnias da Modalidade do seu atual Ramo. Capriche, seu escotista e a Corte de Honra também vão ter que indicar você para alcançar o Escoteiro da Pátria. Supere seus próprios desafios!

 

Conquistas Especiais

ESCOTEIRO DA PÁTRIA

É o distintivo de grau máximo do Ramo Sênior e para condecorar um jovem que atenda a todos os requisitos é necessária a recomendação da Corte de Honra e da Chefia da Tropa Sênior, a aprovação da Diretoria do Grupo Escoteiro (ou Unidade Escoteira Autônoma) e a homologação pela Diretoria Regional. O distintivo e o certificado é enviado/emitido pela Diretoria Executiva Nacional.

 

Leia mais sobre o Ramo Sênior, acesse:

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens