A partir dos 18 anos, e até os 21 incompletos, integramos o Ramo Pioneiro. Nossa equipe forma o clã, e é onde nos apoiamos e descobrimos interesses em comum. Levamos a sério nosso lema “Servir”, já que vivemos uma aventura que não é mais simbólica ou imaginária, pois experimentamos o papel real do adulto por meio do serviço e das atividades de desenvolvimento comunitário. O cotidiano no clã nos dá bastante liberdade, mas já estamos cientes da responsabilidade que isso traz – somos nós que organizamos nossas próprias atividades. Esse é o período em que entramos na vida adulta, e estamos concluindo a formação de nossos valores e princípios.

Mesmo estando no clã, já podemos participar como adultos voluntários em outros Ramos atuar ativamente em nossas comunidades. Prestes a completar 21 anos, é chegada a hora de encerrar nossa caminhada como jovem no Movimento Escoteiro. A Cerimônia de Partida marca essa etapa, que pode ser seguida pela vida escoteira no papel de voluntário, como escotista ou dirigente.

O Projeto Pioneiro

Como pioneiro, você simboliza um trajeto de muito aprendizado e superação, independente de quando tenha entrado no Movimento Escoteiro. Suas experiências, erros e conquistas fazem toda a diferença agora – observando seu caminho percorrido, você deverá reconhecer suas competências e as áreas em que precisa crescer ainda mais.

Para isso, existe um percurso a ser percorrido: conquistar as Insígnias de Cidadania e do Comprometimento, revisar seu projeto de vida, e desenvolver um projeto pessoal que tenha duração superior a quatro meses e que possua todas as etapas propostas. Como consequência do seu desenvolvimento, é possível chegar à Insígnia de BP, representando todas as vivências e etapas que você cumpriu no Ramo Pioneiro. Aproveite seu período no Ramo Pioneiro e prepare-se, em breve você poderá proporcionar a outros jovens uma experiência tão incrível quanto a sua!

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens