A Estratégia Mundial do Movimento Escoteiro define hoje entre as suas prioridades o Engajamento Juvenil e a Diversidade e a Inclusão. O Brasil pretende alcançar 200 mil escoteiros até 2023,  tornando o escotismo o mais relevante movimento de educação juvenil no país, inspirando mudanças positivas através dos jovens em suas comunidades e no mundo.

Missão

Nosso propósito é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a desenvolverem suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis e úteis em suas comunidades. A finalidade é o caráter com um propósito  é que essa geração seja sadia no futuro. Assim o Grupo Escoteiro São Jorge busca contribuir para a educação de jovens, por meio de um sistema de valores baseado na Promessa e na Lei Escoteira, para ajudar a construir um mundo melhor onde as pessoas se realizem como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade.

Visão

Até 2023, o Escotismo no Brasil será o mais relevante movimento de educação juvenil, possibilitando que 200 mil jovens sejam cidadãos e cidadãs ativos que inspirem mudanças positivas e suas comunidades e no mundo. Desta forma o Grupo Escoteiro São Jorge busca ser a mais importe instituição escoteira da Região da Grande Dourados, reconhecida por sua excelência na formação de jovens íntegros e capazes.

Valores

É importante compreendermos a diferença entre os valores do Movimento Escoteiro, resumidos pela Lei e Promessa Escoteiras, e os valores institucionais, ou seja, aqueles elementos que nortearão a atuação da nossa organização. Os valores institucionais são as ideias fundamentais em torno das quais se constrói uma organização. Elas representam as nossas convicções dominantes e crenças básicas, a fim de se tornarem elementos motivadores e capazes de induzir os comportamentos e as atitudes em todos os níveis e temas dos Escoteiros do Brasil. Portanto, os valores institucionais devem estar de acordo com a nossa Lei e Promessa Escoteira. São eles:

 

Nosso maior desafio

Crescer de forma progressiva e sustentável

 

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens