O Movimento Escoteiro foi fundado em 1907, na Inglaterra, por Robert Baden-Powell, condecorado militar britânico e autor do livro Escotismo para Rapazes. O livro que é considerado o pontapé inicial ao surgimento do Movimento Escoteiro e por décadas influenciou grupos de adolescentes por todo o planeta que formaram as primeiras Tropas Escoteiras. Inspirando valores como cidadania, honra, civismo e altruísmo. Apesar de militar, o inglês não quis deixar como herança para o Movimento escoteiro essas características, mas aproveitou técnicas que seriam úteis no desenvolvimento dos jovens para criar um movimento educacional.

O Movimento Escoteiro chegou ao Brasil em 17 de abril de 1910, com o navio da marinha Encouraçado Minas Gerais, vindo da Europa, com um grupo de oficiais que trazia consigo uniformes e acessórios escoteiros, depois de acompanhar o enorme sucesso que o Escotismo na Inglaterra.

Em Mato Grosso do Sul o primeiro Grupo Escoteiro foi o Grupo Escoteiro Marechal Rondon fundado por  Camillo Boni. O movimento escoteiro em Dourados começou em 1977, quando foi fundado por Mário de Almeida o Grupo Escoteiro Dourados sendo este o primeiro Grupo Escoteiro do município.

O Grupo Escoteiro São Jorge foi fundado em 13 de agosto de 1990 a partir da idealização George Karl Brodka, o Frei Jerônimo. O nome foi escolhido por São Jorge ser o padroeiro dos escoteiros.

Na época foi idealizado mais dois Grupo Escoteiro o Grupo Escoteiro São Francisco padroeiro dos lobinhos e o Grupo Escoteiro São Paulo padroeiro dos Pioneiros. Ambos não foram fundados pois seus idealizadores também Frades Carmelitas foram transferidos para outra cidade.

Antes de fundar o Grupo Escoteiro São Jorge em 1966 na cidade de Paranavaí no Estado do Paraná foi fundou pelo Frei Jerônimo o Grupo Escoteiro Guy de Larigaudie 37/PR irmão mais velho do Grupo Escoteiro São Jorge.

Resumo da História de Vida do Fundador do Grupo Escoteiro

George Brodka nasceu no dia 31 de dezembro de 1935 na cidade de Neisse, hoje pertencente à Polônia. Começou a estudar aos 6 anos de idade, mas no ano seguinte foi obrigado a parar o ensino primário devido à II Guerra Mundial que motivou o fechamento das escolas.

Em janeiro de 45 fugiu juntamente com sua família para a Tchecoslováquia, onde ficaram em campos de refugiados; e dois anos depois foi para a Alemanha Comunista, na cidade de Bernburg, retomando os estudos.

Na década de 50 passou a morar na Alemanha Federal, em Bamberg, onde ingressou no Seminário dos Carmelitas e terminou o segundo grau. No ano de 1954 ingressou no Movimento de Escoteiros da Alemanha, sob a orientação da Igreja Católica. E em 58, entrou no Noviciado dos Carmelitas.

No dia 10 de março de 63 foi ordenado sacerdote. Chegou ao Brasil em julho de 1963, vindo residir em Paranavaí e participar dos Grupos de Escoteiros “Monteiro Lobato” e “Sinval Reis”.

Quatro anos depois fundou o Grupo Escoteiro Guy de Larigaudie, onde participa até hoje, oferecendo atividades saudáveis e educativas para crianças e jovens de 7 a 21 anos, que aprendem desde cedo o valor da amizade, da palavra e da lealdade.

Em 1980 mudou-se para o Distrito de Graciosa para tomar conta do seminário que abrigava mais de 40 adolescentes, ficando sob sua coordenação por nove anos. Em 88, após o fechamento do seminário retornou à cidade. Dois anos depois recebeu uma nova missão: ser pároco da Paróquia Bom Jesus em Dourados, no Estado de Mato Grosso do Sul, onde em agosto de 1990 fundou o Grupo Escoteiro São Jorge, o sétimo no Estado.

Em 2003, após 40 anos no Brasil resolveu voltar à terra natal, onde trabalhou como vigário paroquial na Diocese Trier, na cidade de Springiersbach.

Em 2005 recebeu a proposta de voltar ao Brasil para morar em Dourados, mas no começo de 2006 retornou a Paranavaí e fixou residência em Graciosa.

Durante sua trajetória recebeu muitas honrarias, entre elas a medalha de Bons Serviços, em 1999, e Medalha de Gratidão, em 2003, pela União dos Escoteiros do Brasil. E a medalha de mérito do trabalho e reconhecimento administrativo “Dr. José Vaz de Carvalho”, em 2006 pela Câmara Municipal de Paranavaí.

 

.

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens