Quem pode participar?

Escotismo é aberto a todos, sem distinção de raça, credo, origem, condição social, física. Todos podem ser escoteiros.

Seja Escoteiro

Adultos Voluntários

O voluntário adulto, o Chefe Escoteiro, ou Escotistas como é definido pela UEB – União dos Escoteiros do Brasil, são os adultos que atuam em contato direto com as crianças e jovens. São o elo entre a teoria e a prática, e que incentiva e acompanha o desenvolvimento de cada jovem, quem prepara as atividades de forma que os escoteiros se sintam motivados e desafiados.

O adulto é a ferramenta pela qual o Escotismo acontece, e que possibilita que o jovem seja o protagonista e o foco de nosso Movimento.

Todos os escotistas devem ser pessoas idôneas, com mais de 21 anos de idade, que voluntariamente se disponham a servir à juventude e à comunidade, por acreditarem na eficácia do Escotismo como instrumento de educação, sem visar qualquer forma de vantagens, diretas ou indiretas, ou de recompensa pecuniária.
As seções (Alcateia, Tropa Escoteira, Tropa Sênior e Clã Pioneiro) são apoiadas por uma equipe de escotistas, preferencialmente mista, todos maiores de idade, designados e exonerados pela diretoria do Grupo Escoteiro.
No caso das Tropas mistas, a equipe de escotistas deve ser igualmente mista.

JOVENS/ CRIANÇAS NO MOVIMENTO ESCOTEIRO?

A partir dos 7 anos até os 21 anos incompletos. Se a criança já está em processo de alfabetização a entrada é admissível com 6 anos e meio.

Qual o custo financeiro para fazer parte do movimento escoteiro?

Mesmo como instituição sem fins lucrativos temos despesas fixas e variáveis que devemos honrar para manter o grupo escoteiro funcionando,  para isso as despesas são rateadas entre os participantes da seguinte maneira:

Despesas Fixas:

Registro Anual junto a União dos Escoteiros do Brasil (taxa nacional de registro em torno de R$ 82,00 por ano)

Contribuição Mensal ao Grupo Escoteiro: no valor R$ 20,00 (vinte reais, referente ao ano de 2023)

Despesas Variáveis:

Contribuição para atividades externas ou extras: exemplo Taxas para alimentação em acampamentos, bivaques, jornadas, etc (buscamos sempre o menor valor de forma a atender a todos os jovens);

Para suprir a necessidade de outras despesas, o grupo promove campanhas financeiras, com o objetivo de complementar as receitas.

Quem paga o uniforme?

Quanto ao material individual, uniforme, botas, canivete, etc, cada elemento é responsável pela sua aquisição. O material de uso coletivo é da responsabilidade do Grupo e comprado com o dinheiro da contribuição mensal.
O uniforme é adquirido diretamente na Loja Escoteira Nacional .

É necessário pertencer a alguma religião específica?

Não o escotismo não está vinculado a nenhuma religião ou crença específica. O nome do Grupo Escoteiro é São Jorge pelo fato de São Jorge ser o patrono do Escotismo – na época, em 1910 e no lugar onde o Escotismo foi criado era comum que se escolhessem santos como patronos.

Existe remuneração para o adulto que participa do grupo escoteiro?

Não. Dentro do grupo escoteiro todos os adultos exercem um serviço voluntário, não existindo qualquer tipo de remuneração ou qualquer forma de vínculo empregatício. No Brasil poucos profissionais são contratados para prestar serviços com uma rotina diária de trabalho, carteira assinada, recebendo salário, como os diretores nacionais, administradores, escritórios de contabilidade, etc.

O Escotismo substitui terapia ou tratamento psicológico?

Não. Grupo Escoteiro não é um substitutivo para a terapia especializada exigida por desvios comportamentais.

 O Grupo Escoteiro é creche?

Não, o Grupo Escoteiro não é uma creche, entendida como tal aquele estabelecimento onde os pais depositam seus filhos em mãos confiáveis de pessoas remuneradas que cuidam das crianças enquanto os pais se desincumbem de outros afazeres.

Colocar meu filho não compromete seu tempo de estudo?
As atividades escoteiras não interrompem de modo algum suas atividades habituais (escola, lazer, etc.), na verdade as atividades desenvolvem-se principalmente nas horas livres do jovem. O movimento escoteiro é uma ferramenta educacional extraescolar de auxílio e formação, sendo que os estudos do jovem jamais devem ficar em segundo plano. O método escoteiro serve como ferramenta de incentivo ao estudo.

Os Escoteiros envolvem-se com a comunidade?

Os escoteiros participam atendendo necessidades reais. Os escoteiros são envolvidos em um número vasto de assuntos que enfrentam as comunidades onde eles vivem.

Meu filho é obrigado a participar dos acampamentos?
Não, nenhuma atividade escoteira é obrigatória. A participação do jovem em qualquer atividade e sua presença no grupo deve ser de vontade do próprio jovem. Porém, o apoio dos pais e a assiduidade nas atividades no grupo são fundamentais para o pleno desenvolvimento do jovem.

Quais são os dias e horários das atividades escoteiras?
As  atividades escoteiras ocorrem aos finais de semana na sede do grupo escoteiro. Aos sábados, das 14:00 às 17:00. Algumas atividades como acampamentos, acantonamentos, participação em campanhas, visita a outros grupos escoteiros, etc. podem ocorrer em outros dias e horários da semana e são devidamente informados com antecedência.

Existe diferença entre escoteiro, bandeirante e desbravador?

Sim.

  1. a) O escotismo foi idealizado por Baden-Powell, o primeiro e o mais difundido destes movimentos no Brasil e, na época, pensado apenas para jovens rapazes (sexo masculino). Não é político partidário e é laico.
  1. b) O bandeirantismo foi igualmente idealizado Baden-Powell pensando em atender as meninas e moças interessadas em escotismo e que, por razões sociais da época, não poderiam praticá-lo junto com os rapazes. Este movimento foi atendido por Agnes Baden-Powell (irmã de Baden-Powell). Hoje é praticado por meninos e meninas, rapazes e moças.
  1. c) Os desbravadores foram idealizados por missionários voluntários da Igreja Adventista do 7º Dia em 1921, também para jovens e o lema é “O amor de Cristo me motiva. É o amor de Cristo que me motiva a ser uma pessoa melhor, e também ajudar meus amigos para isso.”

O Escotismo recebe verba pública?

Nosso Grupo Escoteiro não recebe verbas orçamentárias governamentais, nem de nenhuma outra instituição, não dispõe de pessoal remunerado pelos cofres públicos ou particulares.

Referencias:

Seja Escoteiro

Manual Informativo Do Grupo Escoteiro São Jorge 07/MS

http://www.escoteirosdoguara.org.br/2017/06/duvidas-frequentes.html

https://sites.google.com/site/grupo84/Home/faq

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens