Quem somos

O Escotismo é um movimento educacional para jovens, com a colaboração de adultos, voluntário, sem vínculos político-partidários, que valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e crenças, de acordo com o Propósito, os Princípios e o Método Escoteiro concebidos pelo fundador, Baden-Powell. Nosso propósito é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter.

O Grupo Escoteiro São Jorge é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural, beneficente, filantrópica e comunitária, que se destina à prática do escotismo e é associado à União dos Escoteiros do Brasil (UEB) e reconhecido como utilidade pública municipal da cidade de Dourados. Não sendo vinculado a nenhuma religião ou crença específica.

O nome do Grupo Escoteiro se deve ao fato de  São Jorge ser o patrono do Escotismo – na época, em 1910 e no lugar onde o Escotismo foi criado era comum que se escolhessem santos como patronos. O Fundador do escotismo  justificou a escolha de São Jorge apontando que suas qualidades são as mesmas que se espera encontrar em um escoteiro. Em seu livro “Escotismo para Rapazes”, ele explica: “Esta (referindo-se à lenda do dragão) é exatamente a maneira pela qual um Escoteiro deve enfrentar um perigo ou uma dificuldade, por maior os mais assustadora que pareça ou por mal equipado que esteja para a luta. Se enfrentar a situação ousada e confiantemente, usando toda a sua força para superá-la, a probabilidade é que se saia bem”. Assim o Grupo Escoteiro São Jorge não está vinculado a nenhuma religião ou crença específica.

Estamos localizados na Rua Arthr Frantz, 195 – Parque Alvorada nosso horário de funcionamento é todos os  sábados, das 14:00 as 17:00

 

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens