Quem pode participar?

Escotismo é aberto a todos, sem distinção de raça, credo, origem, condição social, física. Todos podem ser escoteiros.

 

É necessário pertencer a alguma religião específica?

Não o escotismo não está vinculado a nenhuma religião ou crença específica. O nome do Grupo Escoteiro é São Jorge pelo fato de São Jorge ser o patrono do Escotismo – na época, em 1910 e no lugar onde o Escotismo foi criado era comum que se escolhessem santos como patronos.

 

A partir de que idade se entra no grupo?
A partir dos 7 anos até os 21 anos incompletos. Se a criança já está em processo de alfabetização a entrada é admissível com 6 anos e meio.

 

Quem paga as despesas do escotismo?

Infelizmente são os próprios escoteiros que pagam. No nosso grupo todos os elementos têm de pagar uma contribuição mensal. No caso de haver um acampamento, cada escoteiro paga uma quantia estipulada, que visa cobrir todas as despesas da atividade.

 

Quem paga o uniforme?

Quanto ao material individual, uniforme, botas, canivete, etc, cada elemento é responsável pela sua aquisição. O material de uso coletivo é da responsabilidade do Grupo e comprado com o dinheiro da contribuição mensal.

 

O Escotismo recebe verba pública?

Nosso Grupo Escoteiro não recebe verbas orçamentárias governamentais, nem de nenhuma outra instituição, não dispõe de pessoal remunerado pelos cofres públicos ou particulares.

 

Existe remuneração para o adulto que participa do grupo escoteiro?

Não. Dentro do grupo escoteiro todos os adultos exercem um serviço voluntário, não existindo qualquer tipo de remuneração ou qualquer forma de vínculo empregatício. No Brasil poucos profissionais são contratados para prestar serviços com uma rotina diária de trabalho, carteira assinada, recebendo salário, como os diretores nacionais, administradores, escritórios de contabilidade, etc.

 

O Escotismo substitui terapia ou tratamento psicológico?

Não. Grupo Escoteiro não é um substitutivo para a terapia especializada exigida por desvios comportamentais.

 

Posso utilizar o Grupo Escoteiro para que me filho tenha melhores notas na Escola?

Não o Grupo Escoteiro não é um instrumento de pressão a ser utilizado pelos pais para obter melhoras no desempenho escolar ou no comportamento dos respectivos filhos.

 

O Grupo Escoteiro é creche?

Não, o Grupo Escoteiro não é uma creche, entendida como tal aquele estabelecimento onde os pais depositam seus filhos em mãos confiáveis de pessoas remuneradas que cuidam das crianças enquanto os pais se desincumbem de outros afazeres.

 

Colocar meu filho não compromete seu tempo de estudo?
As atividades escoteiras não interrompem de modo algum suas atividades habituais (escola, lazer, etc.), na verdade as atividades desenvolvem-se principalmente nas horas livres do jovem. O movimento escoteiro é uma ferramenta educacional extraescolar de auxílio e formação, sendo que os estudos do jovem jamais devem ficar em segundo plano.

 

Os Escoteiros envolvem-se com a comunidade?

Os escoteiros participam atendendo necessidades reais. Os escoteiros são envolvidos em um número vasto de assuntos que enfrentam as comunidades onde eles vivem.

 

Meu filho é obrigado a participar dos acampamentos?
Não, nenhuma atividade escoteira é obrigatória. A participação do jovem em qualquer atividade e sua presença no grupo deve ser de vontade do próprio jovem. Porém, o apoio dos pais e a assiduidade nas atividades no grupo são fundamentais para o pleno desenvolvimento do jovem.

 

Quais são os dias e horários das atividades escoteiras?
As  atividades escoteiras ocorrem aos finais de semana na sede do grupo escoteiro. Aos sábados, das 14:00 as 17:00. Algumas atividades como acampamentos, acantonamentos, participação em campanhas, visita a outros grupos escoteiros, etc. podem ocorrer em outros dias e horários da semana e são devidamente informados com antecedência.

 

Existe diferença entre escoteiro, bandeirante e desbravador?

Sim.

  1. a) O escotismo foi idealizado por Baden-Powell, o primeiro e o mais difundido destes movimentos no Brasil e, na época, pensado apenas para jovens rapazes (sexo masculino). Não é político partidário e é laico.

 

  1. b) O bandeirantismo foi igualmente idealizado Baden-Powell pensando em atender as meninas e moças interessadas em escotismo e que, por razões sociais da época, não poderiam praticá-lo junto com os rapazes. Este movimento foi atendido por Agnes Baden-Powell (irmã de Baden-Powell). Hoje é praticado por meninos e meninas, rapazes e moças.

 

  1. c) Os desbravadores foram idealizados por missionários voluntários da Igreja Adventista do 7º Dia em 1921, também para jovens e o lema é “O amor de Cristo me motiva. É o amor de Cristo que me motiva a ser uma pessoa melhor, e também ajudar meus amigos para isso.”

 

Referencias:

Manual Informativo Do Grupo Escoteiro São Jorge 07/MS

http://www.escoteirosdoguara.org.br/2017/06/duvidas-frequentes.html

https://sites.google.com/site/grupo84/Home/faq

 

 

 

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens