» » Grupo Escoteiro São Jorge Avança na Inclusão com Construção de novos banheiros com Acessibilidade.

Grupo Escoteiro São Jorge Avança na Inclusão com Construção de novos banheiros com Acessibilidade.


8 de outubro de 2024


Parceria entre profissionais e empresas estão fazendo um sonho tornar realidade.

A inclusão e a acessibilidade são temas cada vez mais presentes na sociedade, e em resposta a essas necessidades, uma importante reforma está sendo realizada em nossa sede. Com o objetivo de promover um ambiente mais inclusivo, estão sendo construídos dois banheiros acessíveis com o projeto arquitetônico assinado por Phamela Alencar, que destaca a importância de garantir que todos possam transitar e utilizar os espaços com autonomia e conforto.

A reforma envolve ajustes em diversas áreas da estrutura, a primeira etapa contempla a construção dos dois banheiros em seguida iniciaremos a com a instalação de rampas de acesso para todas as seções do Grupo, para facilitar a circulação de pessoas com mobilidade reduzida. A liberdade de se movimentar é um direito de todos os cidadãos, e deve ser respeitada por órgãos públicos, privados e famílias. Esse conjunto de melhorias demonstra o compromisso da instituição em se adaptar às diferentes necessidades da comunidade.

Banheiros Acessíveis: Conforto e Dignidade

Os dois novos banheiros acessíveis foram pensados para garantir praticidade e segurança. Ambos contarão com barras de apoio, portas mais largas, pias rebaixadas e espaço adequado para o giro de cadeiras de rodas. Essa iniciativa reflete o entendimento de que a acessibilidade não é um luxo, mas uma necessidade para a inclusão plena.

O projeto arquitetônico foi idealizado por Phamela Alencar, profissional de Dourados que está dedicando voluntariamente seu trabalho contribuindo com o movimento escoteiro, proporcionando a comunidade à acessibilidade e integração de espaços. Sua proposta alia a funcionalidade e praticidade, garantindo que todas as adaptações necessárias se harmonizem com a arquitetura existente. O projeto também levou em conta a importância de criar ambientes que não apenas atendam às normas de acessibilidade, mas que sejam verdadeiramente inclusivos e convidativos.

A reforma também foi inspirada pelos valores promovidos pelo movimento escoteiro, que ensina a importância do respeito às diferenças, da solidariedade e do cuidado com o próximo. A acessibilidade reflete exatamente esses princípios, uma vez que busca garantir que todos tenham oportunidades iguais, independentemente de suas limitações. O movimento escoteiro, ao valorizar a cidadania e a responsabilidade social, é um exemplo claro de como podemos construir uma sociedade mais justa e acolhedora.

A execução da reforma não seria possível sem o apoio da Fundação Cargill, que demonstrou confiança no Grupo Escoteiro São Jorge apoiando nosso projeto de acessibilidade.

Fundação Cargill, entidade sem-fins-lucrativos, certificada como Utilidade Pública Federal. Tendo a Cargill Agrícola como principal mantenedora, a Fundação, em 2023, completou 50 anos de atuação. Ao longo dessa trajetória de transformação socioambiental positiva tem apoiado iniciativas relacionadas à segurança alimentar, sustentabilidade, empreendedorismo e desenvolvimento de comunidades.

  • Compartilhe:

Últimas Notícias

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens