O escotismo, São Jorge e a flor-de-lis.


10 de junho de 2024


O Escotismo foi um movimento fundado em 1907 por Robert Baden-Powell. A palavra “escoteiro” deriva do inglês “scout”, que significa “explorador”, responsável por abrir um caminho por onde outros passarão.

Robert Stephenson Smyth Baden-Powell (1857-1841), fundador do Movimento Escoteiro, foi escritor e importante militar britânico, considerado herói de guerra nacional. Possuía espírito destemido, era aventureiro e explorador. Em 1910, pediu demissão do Exército para se dedicar exclusivamente ao Escotismo. Casou-se em 1912 com Olave St. Clair Soames; na época ele tinha 55 anos e Olave, 23 anos. Em 1929, recebeu do Rei Jorge V o título de Barão, passando a ser chamado Lord Baden-Powell of Gilwell. Mas será sempre lembrado como “Escoteiro-Chefe-Mundial”.

Em 1907, Robert Baden-Powell realizou o primeiro acampamento com um grupo de 20 meninos e rapazes, onde pôs em prática seus ensinamentos sobre vida em equipe e atividades ao ar livre. Foi o marco inicial do Movimento Escoteiro: acampamentos, fogueiras, jogos, explorações, observação e dedução, primeiros socorros, respeito à natureza, boas ações. No ano seguinte, escreveu e ilustrou uma série de guias para os “Boy Scouts” (rapazes exploradores), que deu origem ao primeiro Manual do Escoteiro.

No início, o escotismo era destinado apenas aos rapazes, mas em 1909 Baden-Powell criou com sua irmã Agnes Smith Baden-Powel o movimento das “Girl Guides” (Bandeirantes), destinado às meninas e moças. Mais tarde, sua esposa Lady Olave Baden-Powell tornou-se Chefe-Mundial das Guias.

Baden-Powell escolheu São Jorge como padroeiro dos escoteiros, considerado por ele um bravo santo guerreiro. Então, em 23 de abril, Dia de São Jorge, é também comemorado o Dia Mundial do Escoteiro. A flor-de-lis foi escolhida como insígnia para representar o escotismo.

Baden-Powell trouxe suas habilidades e experiência militar para o escotismo. Aproveitou os elementos positivos e técnicas úteis para o desenvolvimento dos jovens sem a rigidez militar, através da recreação.

A Lei Escoteira, idealizada por Baden-Powell, não estabelece ordens proibitivas. Aborda conceitos como honra, integridade, lealdade, presteza, amizade, cortesia, respeito, proteção da natureza, responsabilidade, obediência, disciplina, coragem, ânimo, bom-senso, autoconfiança. O aprendizado pela prática e a vida em equipe são as bases do Movimento Escoteiro. Seu lema é: “Sempre alerta para ajudar o próximo e praticar diariamente uma boa ação”.

No final de sua vida, Baden-Powell escreveu uma carta de despedida aos escoteiros; eis um trecho dela: “Um passo na direção da felicidade é o de tornar-se saudável e forte enquanto se ainda é jovem, de sorte que possa vir a ser útil e aproveitar a vida quando for homem. O estudo da natureza mostrará a vocês quão repleto de coisas belas e maravilhosas Deus fez o mundo para vocês aproveitarem. Alegrem-se com o que receberam e façam bom proveito disso. Olhem para o lado bom das coisas, ao invés do lado ruim delas. Contudo, a melhor maneira de obter felicidade é proporcionar felicidade a outras pessoas. Tentem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram (…)”

O Movimento Escoteiro chegou ao Brasil em 1910 e logo se espalhou por todo o país. Foi fundada no Rio de Janeiro a primeira associação, chamada de Centro de Boys Scouts do Brasil.

“O Escoteiro, N. 7”, publicação com figuras em cromolitografia para recortar e montar, faz parte da série “O pequeno architecto”, lançada pela Melhoramentos na década de 1930. A Companhia Melhoramentos de São Paulo foi fundada no final do século XIX por Antônio Proost Rodovalho. Em 1920 a companhia foi adquirida pelos irmãos Otto e Alfried Weiszflog. Até os dias de hoje é uma editora basicamente voltada para o público infantil.

O Pequeno Architecto : O Escoteiro, Nº 7. São Paulo, SP : Comp. Melhoramentos : Weiszflog Irmãos, [1931?]. 1 jogo (1 portafólio, 5 f.) cromolitografia.

A Bilbioteca Nacional possui um disco gravado em 1955 com o Hino dos Escoteiros do Brasil: “Alerta” (Rataplan do Arrebol), de autoria de Benvenuto Cellini dos Santos. É interpretado por Stellinha Egg acompanhada de coro e banda.

Santos, Benvenuto Cellini dos. Alerta (Hino dos escoteiros do Brasil). [1955]. RCA Victor. Stellinha Egg (Intérprete) com orquestra e côro.

Fonte: O escotismo, sob as bençãos de São Jorge e da flor-de-lis. Biblioteca Nacional. Disponível em: https://antigo.bn.gov.br/acontece/noticias/2020/04/escotismo-sob-bencaos-sao-jorge-flor-lis

Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes
free download udemy course
download redmi firmware
Free Download WordPress Themes
udemy free download
  • Compartilhe:

Últimas Notícias

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens