30 de dezembro de 2017
A Insígnia Mares Limpos, com lançamento marcado para o dia 16 de setembro, foi instituída pela Diretoria Executiva Nacional, por meio da Resolução 001/2017, e tem como objetivo incentivar os lobinhos, escoteiros, seniores e pioneiros a reduzirem o consumo de plásticos por meio do “Desafio Menos 1 Lixo/Mares Limpos”.
Para conquistar a Insígnia cada membro juvenil avaliará os tipos de plástico descartáveis que costuma utilizar no seu dia-a-dia (canudos, sacolas, copos, garrafas PET, por exemplo) e se comprometerá a reduzir o uso de um tipo durante o período de 10 semanas, tendo que reportar ao Chefe da Seção, a cada reunião de Seção, quantos itens utilizou durante a semana, mantendo um registro do seu controle de consumo.
Os membros juvenis, que atingirem as metas de redução abaixo, receberão a Insígnia no Padrão correspondente à meta alcançada:
Uma vez alcançada a meta ao final do período do desafio, a Diretoria da Unidade Escoteira Local, por proposta do Chefe da Seção, conferirá o direito de usar a Insígnia Mares Limpos no Padrão correspondente à meta alcançada.
Este desafio deverá ser realizado dentro do período de 30 de setembro a 9 de dezembro de 2017, e o Chefe da Seção tem a flexibilidade de reduzir o período do desafio para 9 ou 8 semanas (mantidas as médias gerais acima), seja para adequar à realidade de toda a Seção (calendário das atividades, por exemplo), seja para adequar à realidade de cada membro (adesão tardia ao desafio, por exemplo), mas, em nenhuma hipótese, o desafio poderá ser inferior a 8 semanas.
Terminado o desafio os Chefes da Seção solicitarão as quantidades de distintivos necessários para os membros juvenis que os conquistaram, fazendo o pedido para o Escritório Nacional dos Escoteiros do Brasil, por meio do e-mail atividades@escoteiros.org.br. Os distintivos em si não têm qualquer custo, mas cada Grupo Escoteiro deverá cobrir o custo de correios das respectivas remessas.
Veja mais informações na Resolução 01/2017.