15 de outubro de 2018
Sobre o Scout Joti Challenge – Sua Aventura na Internet A atividade é uma grande gincana virtual, conhecida como Scout Joti Challenge (SJC), e reúne lobinhos e lobinhas, escoteiros e escoteiras, seniores e guias, pioneiros e pioneiras de todo o mundo para o desafio de 48h de tarefas e muita produção audiovisual.
O SJC foi totalmente idealizado por brasileiros, e desde 2011 rompeu as barreiras do país para cair no gosto dos estrangeiros.
No ano passado foram 25615 inscritos, organizados em 1.803 bases, com representantes de todos os estados brasileiros e o Distrito Federal Além de participantes de Angola, Portugal, Macau e Moçambique. Foram enviadas mais de 20 mil respostas, muitos contatos e amizades adicionados nas Redes Sociais.
O JOTI tem como objetivo propor aos jovens novas amizades e troca de experiências no meio online, e com as atividades lançadas pela equipe organizadora do SJC tudo fica mais divertido.
Baseadas no conceito de “pensar global e agir local” as tarefas estão ligadas aos temas de meio ambiente, cultura, educação, esporte e lazer.
VOCÊ NÃO VAI PERDER NÉ ?
A Base do GE São Jorge será montada no sábado a partir das 8h até o domingo as 10h.
Acesse aqui a lista de material para o JOTI 2018
1. O SJC (Scout JOTI Challenge – forma que os Escoteiros do Brasil desenvolvem o JOTI – Jamboree On The Internet) é uma atividade exclusiva para jovens. O adulto tem o importante papel de acompanhar e supervisionar a atividade. Os adultos não devem executar as tarefas, exceto quando forem expressamente solicitados na descrição da mesma.
2. O SJC não é uma gincana de competição entre equipes, é um desafio em que o jovem e a equipe buscam superar desafios por seus próprios meios e conhecimentos. Assim, todos podem conquistar os padrões correspondentes a máxima eficiência no cumprimento das tarefas (Diamante) ou seus níveis intermediários.
3. Nos conteúdos gerados e postados não são permitidos o uso de armas de fogo, brancas ou artefatos bélicos relacionados aos contextos de ataque, defesa ou violência (mesmo que sejam de brinquedo), bem como gestos que os indiquem. Também não podem conter apelo ou conteúdo sensual ou sexual, sinais ofensivos ou ações que indiquem qualquer tipo de discriminação ou preconceito. Tampouco são permitidas referências ao uso de bebidas alcoólicas e/ou drogas ilícitas, exceto em tarefas que tenham cunho educativo e, de forma alguma fazendo apologia as mesmas. Não são permitidos também o uso de conteúdo com duplo sentido e que fujam dos valores do Movimento Escoteiro.
4. Conforme o item II da regra 11 do POR (Princípios, Organização e Regras): “A União dos Escoteiros do Brasil não está ligada a qualquer organização político-partidária. Seus membros, quando usando o vestuário ou o uniforme escoteiro, ou quando representando o Movimento Escoteiro, devem abster-se de tomar parte em reuniões ou atividades político-partidárias.”, não serão aceitas manifestações políticas dentro dos conteúdos gerados e postados.
5. Todas as informações oficiais do SJC são distribuídas pela internet no site institucional do JOTI (www.escoteiros.org.br/joti) e na fanpage oficial (https://www.facebook.com/ScoutJotiChallenge).
1. As inscrições de participantes para o SJC estarão disponíveis a partir do dia 7 de setembro de 2018 e devem ser realizadas através do Paxtu Administrativo (http://paxtu.escoteiros.org.br/) no menu Agenda – Atividades fora de sede. As equipes serão inscritas na plataforma do SJC.
2. Jovens que não são associados ao Movimento Escoteiro podem participar da atividade, desde que estejam em equipes formadas por associados dos Escoteiros do Brasil. O adulto responsável pela equipe deve ser obrigatoriamente associado ao Movimento Escoteiro e com suas obrigações em dia junto a instituição. A recepção de jovens não registrados nos Escoteiros do Brasil pela unidade escoteira local, deve ser por meio de autorização específica dos pais ou responsável legal.
3. Os participantes do Ramo Lobinho podem formar equipes compostas apenas por associados desta categoria.
4. A equipe é formada por no mínimo 3 participantes, não existindo número máximo. Preferencialmente as equipes devem ser formadas por jovens da mesma faixa etária. O participante não pode estar inscrito em mais de uma equipe. Equipes contendo participantes com duplicidade de inscrição serão desclassificadas.
5. Indica-se a seguinte nomeação para equipe com a maioria de associados do mesmo grupo escoteiro: número do grupo escoteiro, identificação da região escoteira, nome da equipe, SJC2018 (Ex.01/AM Patrulha Coruja – SJC2018). Equipes mistas, formadas por membros de vários grupos escoteiros e/ou regiões diferentes, podem ser nomeadas da seguinte forma: EM, identificação da região onde a equipe está sediada, nome da equipe, SJC2018 (Ex.EM/RS – Pioneiros supimpas – SJC2018). A nomeação da equipe na forma indicada facilita a correção e o suporte. 6. Certificados de participação serão disponibilizados no Meu Paxtu e também no Paxtu Administrativo. O distintivo poderá ser adquirido via Paxtu, com custos por conta do participante, conforme orientações divulgadas no site www.escoteiros.org.br.
1. A primeira tarefa do SJC será disponibilizada às 00h do dia 20 de outubro (sábado). Após a primeira tarefa, o sistema SJC será liberado para a postagem das respostas das tarefas. A atividade termina às 18h do dia 21 de outubro (domingo), quando o sistema SJC é fechado para a postagem das respostas das tarefas.
ATENÇÃO: SJC é realizado pelo horário oficial de Brasília, sendo que todos deverão se atentar para o fuso horário local.
2. As tarefas do SJC Lobinho serão disponibilizadas entre 8h e 17h do dia 20 de outubro (sábado). O horário limite para a postagem das respostas das tarefas é até as 18h do dia 21 de outubro (domingo). Não serão aceitas tarefas postadas depois do horário final ou que o conteúdo não tenha sido publicado por problemas de conexão ou tráfego.
3. Os arquivos de resposta das tarefas devem ser disponibilizados para acesso de forma pública em canais de livre escolha do usuário (site do grupo, blog da tropa, rede social, etc), lembrando que os links deverão ser postados na plataforma do SJC. Se o link postado impedir o acesso da equipe de correção, a tarefa não será pontuada e não haverá “recorreção“.
4. ATENÇÃO: deve-se evitar a postagem de arquivos “pesados” (vídeos, por exemplo) próximo ao final da atividade. Estes arquivos dependem de boa conexão com a internet e também da disponibilidade dos sites para hospedá-los. O congestionamento no tráfego de dados pode ocasionar a não publicação do arquivo.
5. As tarefas serão corrigidas durante o SJC e após o encerramento da atividade. Os participantes terão até 6 horas após a correção da tarefa para contestar o resultado (pedir recorreção). Um link específico será disponibilizado ao lado da Avaliação da Tarefa. Passadas 6 horas da correção da tarefa o link ficará indisponível.
5.1 A contestação de resultado será aceita mediante justificativa por escrito.
5.2 A contestação de resultado sem uma justificativa plausível implicará na perca dos pontos conquistados na tarefa.
5.3 A recorreção pode implicar no aumento ou diminuição da nota de avaliação.
1. Não cumprir com os critérios de realização da tarefa. Exemplos: não colocar informações solicitadas no vídeo e não fazer o que é pedido.
2. Deixar que um adulto participe da tarefa, quando não solicitado.
3. Fazer uma tarefa com conteúdo impróprio e fora dos princípios do Movimento Escoteiro.
1. Cada tarefa possui critérios de avaliação específicos.
2. A correção das tarefas é feita por uma equipe própria do SJC.
3. A tarefa poderá ser corrigida automática ou manualmente, a critério da equipe organizadora.
Qualquer conteúdo postado na internet pode ficar para sempre armazenada. Todos devem ter cuidado com o que é postado.
1. A atribuição de níveis de eficiência se dará conforme o percentual de execução das tarefas propostas durante a gincana. Os níveis de eficiência são:
a. Diamante.
b. Ouro.
c. Prata.
d. Bronze.
2. Classificação especial de realização do Esquenta SJC 2018:
a. Rubi.
3. A coordenação do SJC publicará o nível de eficiência das equipes no site http://escoteiros.org.br/joti até 7 dias após o encerramento das correções.<br
</br
1. O SJC tem cunho cultural, social, desportivo e ecológico, e sua participação não está subordinada a qualquer modalidade de risco ou pagamento pelos participantes, nem vinculada à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço, de acordo com o disposto no art. 3º, II, da Lei nº 5.768/71 e art. 30, do Decreto nº 70.951/72.
2. Ao se inscrever para participar do SJC, nos termos deste regulamento, o participante estará automaticamente autorizando os Escoteiros do Brasil utilizarem, de modo gratuito, definitivo e irrevogável, seu nome, imagem e som de voz em qualquer veículo de imprensa, mídia ou internet.
3. As autorizações descritas acima não implicam qualquer obrigação de divulgação ou o pagamento de qualquer quantia por parte dos Escoteiros do Brasil.
4. O participante reconhece e aceita expressamente que a organização do SJC e os Escoteiros do Brasil não poderão ser responsabilizados por qualquer dano ou prejuízo oriundo da participação na atividade. A estrutura da equipe (computadores, alimentação, etc.), a segurança do local e dos integrantes da equipe e a conduta é de inteira responsabilidade do adulto responsável pela equipe.
5. O presente regulamento poderá ser alterado e/ou o SJC poderá ser suspenso ou cancelado, sem aviso prévio, por motivo alheio ao controle da organização do SJC.
6. Para esclarecer as dúvidas sobre o SJC os participantes poderão entrar em contato com os organizadores pelo endereço: www.escoteiros.org.br/joti
7. Por ser uma atividade realizada na WEB, a organização do SJC não se responsabiliza por quaisquer problemas ligados à falta de conexão, instabilidade e excesso de tráfego.
8. Quaisquer dúvidas, divergências ou situações não previstas neste regulamento serão analisadas e julgadas de forma soberana e irrecorrível pela equipe organizadora do SJC.