» » Atenção com febre amarela se intensificam com expansão da doença

Atenção com febre amarela se intensificam com expansão da doença


10 de janeiro de 2018


Desde julho de 2017 até o último dia 14, a febre amarela já vitimou 20 pessoas em 35 casos espalhados pelas regiões de SP, RJ, MG e DF, de acordo com o Ministério da Saúde . Em todos estes estados, a atenção por casos suspeitos está colocando as autoridades em alerta, principalmente em cidades da região norte da Grande São Paulo – onde teria se iniciado o surto. Regionalmente, as secretarias de saúde organizam mutirões de vacinação, causando filas em postos de saúde, e em alguns lugares, a vacina está esgotada, aguardando reposição.

Por conta da iminente necessidade de cuidados, os Escoteiros do Brasil reforçam a recomendação por atenção aos sintomas, e nos casos de proximidade com áreas consideradas de risco, recomendamos buscar os postos de saúde para vacinação. A doutora Eliana Cabrera, da Coordenação de Saúde da Região Escoteira de São Paulo, ressalta algumas informações importantes:

1) Verifique se sua carteira de vacinação está em dia para febre amarela;
2) Procure orientações sobre a vacinação e imunize-se nos postos de saúde da sua região;
3) A faixa etária recomendada para vacinação contra a febre amarela é dos 09 meses a 60 anos.
4) Embora seja um evento raro, a vacina pode gerar reações adversas e é contraindicada para pessoas alérgicas a proteínas presentes no ovo, gestantes, mulheres que estejam amamentando crianças até seis meses de idade e outras situações que necessitam de avaliação entre risco-benefício, como idosos que nunca foram vacinados;
5) Depois de vacinado, a imunização efetiva ocorre em 10 dias;
6) A nova recomendação da Organização Mundial de Saúde é de apenas uma dose de vacina contra a Febre Amarela;

7) Não ofereça alimentos ou se aproxime de grupos de macacos;
8) Ao entrar na mata ou caminhar nas suas bordas, utilizar preferencialmente camisas de manga longa e repelentes, caso não possua histórico de alergia a estes produtos.

Veja o mapa disponibilizado pela Prefeitura de São Paulo para as áreas de atenção da doença:
Mapa

A doença

A febre amarela é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti, e a variação urbana e uma silvestre. No Brasil não há casos da variação urbana desde 1942. Neste ano, um pequeno surto vitimou famílias de macacos em parques naturais da Grande São Paulo, e casos da doença foram confirmados na região metropolitana da capital.

Como sintomas, a doença apresenta dores de cabeça e musculares, febre, enjoos e vômito, perda de apetite e fraqueza. A vacina está sendo distribuida em doses fracionadas nas áreas consideradas de risco.

Para mais informações e dúvidas sobre a febre amarela, consulte a cartilha produzida pela Dra. Eliana Cabrera:
Cartilha

Escoteiro, fique atento aos possíveis sintomas, e matenha-se Sempre Alerta com sua saúde!

Fonte: Escoteiros do Brasil

Disponível em: http://www.escoteiros.org.br/noticia-detalhe/casos-de-febre-amarela-intensificam-atencao-por-cuidados-com-saude/

Premium WordPress Themes Download
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
free download udemy course
download coolpad firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy free download
  • Compartilhe:

Últimas Notícias

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens