» » Escoteiros do Brasil divulgam tema para 2019: Aventura Saudável

Escoteiros do Brasil divulgam tema para 2019: Aventura Saudável


27 de janeiro de 2019


Os Escoteiros do Brasil apresentam o tema anual que vai nortear os projetos e atividades da instituição no próximo ano. Com o conceito e artes elaborados pela equipe nacional de Métodos Educativos, o mote ‘Escotismo – Aventura Saudável’ remete à origem do significado de Escotismo, que explora justamente os caminhos descobertos, desafios e obstáculos, e a rotina de atividades com acampamentos, contato com a natureza, e convívio com outras realidades e culturas.

O processo de criação considerou novamente os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), assim como nos anos anteriores. Nos dois últimos anos, os temas ‘Escotismo e Desenvolvimento Sustentável’ e ‘Escotismo – Educação para a Vida’ evocavam propostas que são parte dos ODS, e para 2019, o objetivo é trabalhar a temática da saúde. Outra iniciativa que permanece é o distintivo composto pelas Atividades Estratégicas (EducAÇÃO Escoteira, MutEco e MutCom), junto ao distintivo anual.

A partir de janeiro do ano que vem, o planejamento estratégico será guiado pelo novo tema, que parte da ideia de que a aventura está além da visão comum, e do ponto de vista da aventura como uma ferramenta de descoberta de si mesmo. É algo que contribui no crescimento como pessoa, e um pilar da própria vida – a descoberta do mundo. Como enxergamos a aventura como o caminho da vida, as estrelas e constelações estão presentes como guias.

A capacidade do Escotismo de transformar realidades está atrelada ao aspecto de superar limites e conhecer o desconhecido. A aventura proporciona saúde e desenvolvimento físico, além de ensinar sobre recursos e aprimorar habilidades, e criar nas crianças, adolescentes e jovens a coragem, disciplina e, nas palavras de nosso Fundador, “caráter, que é mais importante que qualquer outra coisa pra um jovem abrir seu próprio caminho na vida”.

Para a Diretora de Métodos Educativos dos Escoteiros do Brasil, Carmen Barreira, o tema servirá de base para a busca pela felicidade. “O que se espera de um Escoteiro ou Escoteira? Que sejam capazes de encontrar seus próprios caminhos e serem felizes. Que o tema de 2019 e o Cruzeiro do Sul possam ajudar cada criança, adolescente e jovem nesta Aventura Saudável”.

Tema Anual 2019 – Escotismo Aventura Saudável

Logotipo Tema Anual 2019 – Escotismo Aventura Saudável

 

Fonte: Escoteiros do Brasil disponível em: https://www.escoteiros.org.br/noticia-detalhe/escoteiros-do-brasil-divulgam-tema-para-2019-aventura-saudavel/

Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
download udemy paid course for free
download mobile firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
free online course
  • Compartilhe:

Últimas Notícias

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens