» » Novas Especialidades passam a integrar o conjunto de possibilidades de conquistas

Novas Especialidades passam a integrar o conjunto de possibilidades de conquistas


24 de julho de 2020


Já estão no site dos Escoteiros do Brasil (https://www.escoteiros.org.br/especialidades/) as novas especialidades que passam a integrar o conjunto de possibilidades de conquistas de lobinhos, escoteiros e seniores.

Trata-se do resultado da colaboração de jovens e voluntários de todo o Brasil e de uma minuciosa revisão e aprimoramento por especialistas em cada assunto, trabalho esse coordenado pela Equipe Nacional de Especialidades.

Nessa semana, para a alegria de muitos jovens que não se continham de tanta ansiedade foram disponibilizadas quase 30 especialidades novinhas, confira a lista das novas especialidades: Biologia, Budismo, Canto, Compostagem, Contabilidade, Criptografia, Desportos Inclusivos, Esgrima, E-sports, Geocaching, Herpetologia, HQ, Ictiologia, Jogos de Tabuleiro, Matemática, Microbiologia, Poesia, Prevenção a Fake News, Programação, Proteção Animal, Proteção de Animais Silvestres, Quebra-cabeça, Road Bike, Slime, Softbol, Stand Up Paddle, Video Maker e Vigilância Epidemiológica.
Os itens necessários para a conquista das especialidades já estão no site institucional e, brevemente, devem figurar no mAPPa jovem, assim como disponíveis para aquisição na loja escoteira. Até lá, talvez seja uma boa ideia divulgar a novidade aos jovens. Quem sabe eles não aproveitam esse tempo de confinamento para serem os primeiros a conquistá-las?

Top 10 Especialidades

As especialidades são um item do programa educativo oferecido pelos Escoteiros do Brasil para proporcionar ao jovem a oportunidade de ter contato com diferentes áreas do conhecimento. A recompensa pelo interesse em se “especializar” por determinado assunto,além do novo conhecimento ou habilidade, é o direito de usar o respectivo distintivo no braço e garantir o acesso a outros reconhecimentos, na medida em que especialidades costuma ser requisito para outros distintivos do programa.

Ficamos curiosos em saber quais as Especialidades preferidas pelos jovens e imaginamos que nossos leitores também quisessem saber da curiosidade. Pois então, aqui está o Top 10 das Especialidades:

1 – Primeiros Socorros (61K) – Nenhuma novidade nessa que é um dos mais tradicionais saberes dos membros do Escotismo.

2 – Culinária (44K) – Ao que parece os Escoteiros cozinham muito bem e estão sempre alertas para preparar as mais sofisticadas iguarias. Sim, Escoteiros são “master chefs” na cozinha.

3 – Rastreamento (40K) – Também não é surpresa uma vez que é a especialidade preferida em “habilidades escoteiras” no ramo Lobinho, que se diverte muito partindo dos desafios “Kim”. Pelo visto, muitos estão realmente de “olhos e ouvidos” atentos até tornarem-se altos especialistas no seguir e espreitar, relacionando-se as origens da palavra escoteiro.

4 – Técnicas de Sapa (38K) – Escoteiros também são especialistas no “canto do lenhador” e nas atividades de intendência e toda a conservação e manuseio, com segurança, das ferramentas de sapa.

5 – Acampamento (37K) – Qual Escoteiro não adora um acampamento?

6 – Pioneiria (34K) – Mas uma especialidade ligada a outra das atividades mais tradicionais do Escotismo. Construir todo um mobiliário e uma série de coisas úteis (até pontes) usando bambu e sisal, pelo jeito, é um saber que muitos Escoteiros querem ter.

7 – Babá (31K) – Quem não tem um irmãozinho ou um priminho para cuidar? Melhor ainda se ao se aprimorar nisso não passe a merecer um distintivo.

8 – Confeitaria (23K) – Sim, de volta à cozinha, mas agora especificamente para elaborar doces e sobremesas. Ummmmm, Master Chefs Escoteiros, mas agora em pâtisserie.

9 – Prevenção ao uso de drogas (21K) – Ficamos surpreso com essa Especialidade. É muito bom saber que os jovens estão preocupados em evitar o consumo de drogas.

10 – Coleções (21K) – Finalmente em décimo lugar a última, mas não menos importante Especialidade de coleções, onde nossos jovens tem a possibilidade de exibir seus lenços, distintivos, selos ou outros conjuntos de objetos que guardam e organizam.

Natação chegou muito perto e quase emplacou no top 10 e, além dessas muitas outras são bastantes conquistadas (artesanato, reciclagem, ciclismo, etc.) o que só demonstra o elevado comprometimento dos jovens com seu aprimoramento por meio do sistema de especialidades.

As especialidades são indubitavelmente o aspecto mais flexível e personalizável do programa educativo, atendendo aos interesses individuais de nossos jovens. Logo, são uma ferramenta importante para que possamos oferecer desafios atraentes para cada jovem, que adquire conhecimentos e habilidades úteis e alinhar as suas expectativas.

Muito embora ao longo de sua trajetória no Escotismo, o jovem possa buscar estas conquistas de forma cada vez mais autônoma, o apoio e incentivo do voluntário adulto são um enorme diferencial.

Para nossos irmãozinhos mais novos vem a calhar um suporte maior do adulto, não para fazer a especialidade por eles, mas indicando caminhos e auxiliando-os a encontrar informação que os ajude a alcançar seus objetivos. Os familiares podem e devem ser envolvidos nesses projetos.

Finalmente, mesmo no momento de pandemia, as reuniões semanais remotas se mostram um momento oportuno para os jovens trocarei ideias e trabalharem coletivamente itens de algumas especialidades ou mesmo compartilharem o que fizeram individualmente durante a semana. Fica a sugestão.

Colaboração de Luciano Trindade, Diretor de Métodos educativos do Grupo Escoteiro do Mar Guaravita 145/SP

Disponível em: https://www.escoteiros.org.br/noticias/novas-especialidades-passam-a-integrar-o-conjunto-de-possibilidades-de-conquistas/

Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy paid course free download
download karbonn firmware
Premium WordPress Themes Download
udemy free download
  • Compartilhe:

Últimas Notícias

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens